top of page

3 Fórmulas Lógicas do Excel Mais Usadas

O Microsoft Excel é uma ferramenta poderosa e amplamente utilizada para realizar cálculos e análises de dados. Além das funções matemáticas básicas, o Excel também oferece fórmulas lógicas que permitem aos usuários realizar avaliações condicionais e tomar decisões com base nos resultados obtidos. Neste artigo, vamos explorar as três fórmulas lógicas mais usadas no Excel e como aplicá-las em suas planilhas.


Aprenda a utilizar as Fórmulas SE, E e OU no Excel com nossa aula completa


1. Fórmula IF (SE)

A fórmula IF (SE) é uma das mais fundamentais e populares no Excel. Ela permite que você avalie uma condição e execute ações diferentes com base nessa condição. A estrutura básica da fórmula IF é a seguinte:

scssCopy code
=SE(condição; valor_se_verdadeiro; valor_se_falso)

A "condição" é uma expressão ou teste lógico que você deseja avaliar. Se a condição for verdadeira, o "valor_se_verdadeiro" será retornado. Caso contrário, o "valor_se_falso" será retornado.

Por exemplo, suponha que você tenha uma coluna com notas de estudantes e deseje atribuir "Aprovado" aos alunos que obtiveram uma nota maior ou igual a 7 e "Reprovado" aos que tiveram uma nota inferior a 7. Você poderia usar a fórmula IF da seguinte maneira:

arduinoCopy code
=SE(A2>=7; "Aprovado"; "Reprovado")


2. Fórmula AND (E)

A fórmula AND (E) é utilizada para verificar se várias condições são verdadeiras ao mesmo tempo. Ela retorna "VERDADEIRO" se todas as condições forem atendidas e "FALSO" se pelo menos uma delas não for atendida. A estrutura básica da fórmula AND é a seguinte:

scssCopy code
=E(condição1; condição2; ...)

Você pode fornecer quantas condições desejar, separando-as por ponto e vírgula. Por exemplo, suponha que você queira verificar se um aluno obteve uma nota maior ou igual a 7 e compareceu a pelo menos 75% das aulas. Você poderia usar a fórmula AND da seguinte maneira:

scssCopy code
=E(A2>=7; B2>=75%)

Se ambas as condições forem verdadeiras, a fórmula retornará "VERDADEIRO".



3. Fórmula OR (OU)

A fórmula OR (OU) é usada para verificar se pelo menos uma das condições é verdadeira. Ela retorna "VERDADEIRO" se pelo menos uma das condições for atendida e "FALSO" somente se todas as condições forem falsas. A estrutura básica da fórmula OR é a seguinte:

scssCopy code
=OU(condição1; condição2; ...)

Assim como na fórmula AND, você pode fornecer várias condições separadas por ponto e vírgula. Por exemplo, suponha que você queira verificar se um aluno obteve uma nota maior ou igual a 7 ou se sua frequência nas aulas foi superior a 75%. Você poderia usar a fórmula OR da seguinte maneira:

scssCopy code
=OU(A2>=7; B2>=75%)

Se pelo menos uma das condições for verdadeira, a fórmula retornará "VERDADEIRO".



Conclusão

As fórmulas lógicas do Excel oferecem uma maneira poderosa de tomar decisões com base em condições específicas. A fórmula IF permite que você avalie uma condição e execute diferentes ações com base no resultado. Já as fórmulas AND e OR verificam múltiplas condições simultaneamente, retornando verdadeiro ou falso conforme necessário. Dominar essas fórmulas é essencial para aproveitar ao máximo o potencial do Excel em análise de dados e tomada de decisões.



FAQs

  1. Quais são os operadores lógicos usados nas fórmulas do Excel? Os operadores lógicos mais comuns usados no Excel são o "igual a" (=), o "maior que" (>), o "menor que" (<), o "maior ou igual a" (>=), o "menor ou igual a" (<=) e o "diferente de" (<>).

  2. Posso usar várias fórmulas lógicas em uma única célula do Excel? Sim, é possível usar várias fórmulas lógicas em uma única célula do Excel combinando-as com os operadores lógicos AND e OR.

  3. Existe uma fórmula lógica para verificar se um valor está dentro de um determinado intervalo? Sim, a fórmula lógica IF pode ser usada em conjunto com os operadores lógicos maior ou igual a (>=) e menor ou igual a (<=) para verificar se um valor está dentro de um intervalo específico.

  4. As fórmulas lógicas do Excel são sensíveis a maiúsculas e minúsculas? Não, as fórmulas lógicas do Excel não são sensíveis a maiúsculas e minúsculas. Você pode digitar as fórmulas em qualquer combinação de letras maiúsculas e minúsculas.

  5. O Excel oferece outras funções além das fórmulas lógicas? Sim, o Excel oferece uma ampla variedade de funções para realizar diferentes cálculos e análises de dados, como funções matemáticas, estatísticas, de texto e de data/hora.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page